domingo, 25 de julho de 2010

IMAGEM DA SEMANA: And The Man Made Life

Bem vindos ao mais novo quadro do blog Gugagumma. Semanalmente vou postar uma imagem que me fez fez refletir por um tempo e vou comentar sobre a mesma.





Essa imagem foi capa do mês de maio da revista The Economist, onde foi feita uma "atualização" da pintura de Michelangelo feita na Capela Sistina. Eu achei genial e interessantíssimo essa imagem. "E o homem deixa de ser criatura, para ser criador!!"


É impressionante como hoje em dia até a própria ciência se tornou vitima da mídia, criando personagens e lendas por trás das criações da mente ativa humana.
John Craig Venter (14 de outubro de 1946) é hoje o personagem mais polêmico no campo da ciência no mundo.
Seu ultimo artigo Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically Synthesized Genome publicado na revista Science de maio deste ano; onde ele criou uma seqüência de DNA através de um programa de computador, retirou o DNA de uma bactéria da espécie, Mycoplasma capricolum e inseriu o DNA artificial, criando assim uma nova espécie de bactéria, a qual nomeou Mycoplasma mycoides. O impacto deste trabalho é semelhante se não maior que o da clonagem da ovelha chamada Dolly.
O resultado do trabalho que durou 15 anos, envolveu 24 cientistas custou de US$ 40 milhões. Seria um exagero este custo para se criar vida?? Quantos bilhoes de anos a vida demorou para se desenvolver em um simples virus ou um DNA simplesmente sem capa proteica, ou mesmo uma bacteria??
O que vem agora, que especies de seres vivos o homem vai criar? Estamos iniciando o início da era X-Men. Porém no momento vamos criar e modificar bacterias para que estas desenvolvam por exemplo, biodiesel a partir de luz solar. Não é genial?? Alguns até são contra este tipo de tecnologia, dizem que o homem pode criar armas biológicas e blá blá blá... Bom... não existe o bem sem o mal...

boaviagem. gugagumma

Nenhum comentário:

Postar um comentário